domingo, 30 de agosto de 2009

Presente de Natal Antecipado, Veja Quem vai Ganhar

O Governo Federal anunciou em rede Nacional o lançamento do seu admirável Programa de Habitação, que vai favorecer a uma classe que possui uma instabilidade econômica e que se encontra mais próxima ao topo da pirâmide que classifica a renda familiar, a classe média-alta.
Quem possui renda entre três a dez salários mínimos, vão estar entre estes privilegiados, que poderão optar por um financiamento na caixa econômica a partir de 120 mil reais, detalhe... quem possue uma renda familiar de 4.500,00 tem direito a não dar uma entrada. Abaixo desse valor, as entradas são necessárias com valores que ultrapassam os 30 mil. Quem, no estágio que estamos vivendo de crise econômica, possue hoje 30 mil reais para dar de entrada, à vista, num imóvel? Essa pergunta é fácil responder, até uma criança de 5 anos de idade sabe, só não sabe quem não quer saber, cabendo aqui aquela velha mais precisa expressão “só não enxerga quem não quer enxergar”.
Aos olhos da maioria que não cabe nesse tal projeto de governo do Sr. Presidente que deveria favorecer aos que mais precisam desse tipo de projeto e não apenas a classe mais favorecida da sociedade.
Primeiro que uma política pública que beneficia quem tem poder econômico maior não pode ser séria, nem condizente com uma administração direcionada ao povo, que pode e tem o poder de resolver a situação de moradia de uma classe social, pode e deve ter um programa especial também para as outras classes que se encontram cada vez mais distintas, separadas, porque enquanto uma pessoa que não se enquadra nas características do novo programa passa por várias avaliações e simulações da Caixa Econômica Federal, muitas vezes sem sucesso de obter sua casa própria, os que possuem as características dentro do novo programa pode se encaminhar direto nas construtoras para apenas escolher seu imóvel e comunicar a Caixa, sem tantas burocracias nem investigações como são feitas em outros casos inferiores.
Isso é ou não é um descaso aparente e descarado, sem se falar que está de certa forma preconceituando uma classe da outra, do governo, ainda expõe ao público com um ar melhoria, aí fica a pergunta: Melhoria pra quem?
Isso só pode ser avaliado como um presente antecipado de natal dado pelo governo a pequena parcela da sociedade, porque quando se fala em fazer algo para a maioria não se tem dinheiro suficiente pela quantidade maior de beneficiados. Quando há um projeto de habitação para a classe mais baixa, as condições de moradia são em locais desertos, sem transporte de qualidade, sem infraestrutura, casas de um único vão na sua maioria, condições de precariedade, enquanto para esse novo programa do governo prevê apartamentos em grandes estruturas, em locais mais conceituados, perto do desenvolvimento.
Como podemos ser tão diferentemente tratados quando somos nós, a maioria, quem tem mais poder de decisão? Queremos igualdade, a IGUALDADE com letra maiúscula que faz parte da constituição, que diz que temos que ter os mesmos direitos dentro da nossa nação, direitos esses que nos são impedidos de usufruir pelos que idealizam projetos e programas distintos como este citado aqui.
Você que está lendo esse artigo responda agora a essas e outras perguntas relacionadas a esse assunto, comente esta matéria, dê sua opinião, aqui você é ouvido, pois não fazemos uma imprensa marrom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário