quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O CORONELISMO GLOBALIZADO


Nos livros de história o coronelismo antigo virou lenda, marcas e uma ditadura em potencial que ainda perdura, mas com um novo diferencial, agora se insere em todas as regiões do Brasil.

Globalização! Essa palavra pode até ser bonita, mas agora serve de verbete para indicar tudo quanto é tipo de mudança no cotidiano, já empregada num sentido conotativo por que passa a política brasileira. Parece até que mesmo que digam que "a Paraíba fica no fim do mundo" ou que "fica ende o diabo perdeu as botas", é aqui o lugar mais provável que as novidades retrogradas chegam primeiro. Evidência da força que o coronelismo possui aqui são os títulos das manchetes dos jornais em circulação no Estado (principalmente nos portais de notícia local) "Os Cassistas fizeram isso...", "Os Maranhistas fizeram aquilo...", "Os Ricardistas fizeram aquilo outro..." e etc.




Insignias que determinam equipes, grupos, alianças, características da nova modalidade chamada "CORONELISMO GLOBALIZADO", que poderia ser inventado e estudado por pesquisadores, pos é organizado em etapas, tem sincronia e evolui como uma sociedade, tem economia e tudo (é realmente imprecionante, quão interessante não seria). CORONELISMO esse, que exclui profissionais que se formam aos montes todos os anos para empregar nos cargos públicos os aliados; CORONELISMO esse, que derruba discursos de uma vida inteira, disconstituindo a índole de quem o faz, pela simples troca de favores, onde só alguns são beneficiados; CORONELISMO esse, que confunde o honesto com atos de oportunidade única, quando o que deveria existir era espaço para livres concorrência.

Hoje não se pode mais olhar através dos olhos do político para saber sua verdade e então recorremos a mais nova invensão, o "Ficha Suja", mais um artifício que em breve poderá ser usado para nos enganar, pois quem detem o poder de mostrar dados dos políticos que respondem a processos não é um cidadão comum, não é o povo.

É difícil saber o que fazer em meio ao caos que toma conta dessa teia tecida por partidos que se estrelaçam hoje e que rompem o fio amanhã. Quem é a favor hoje pode ser contra amanhã. O futuro a Deus pertence!

Nenhum comentário:

Postar um comentário